Lisboa - O turismo brasileiro em Portugal no primeiro trimestre deste ano registou uma queda de 8,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de janeiro a março os hotéis portugueses contabilizaram 246 mil dormidas de turistas brasileiros.

Com este desempenho, o Brasil foi o único mercado emissor de turistas estrangeiros para Portugal que esteve em queda no primeiro trimestre. Neste período os hotéis lusos registaram no total 5,78 milhões de dormidas de turistas estrangeiros, mais 17,1% do que em 2015.

Considerando apenas março, os estabelecimentos hoteleiros portugueses tiveram 72.480 dormidas de cidadãos brasileiros, menos 0,3% do que no mesmo mês do ano passado, de acordo com o INE.

O Brasil permanece como o sexto maior emissor de turistas estrangeiros para Portugal, atrás de Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Países Baixos. Os brasileiros continuam a ser os turistas não europeus que mais procuram os destinos portugueses, seguidos dos norte-americanos.

Os dados mais recentes do INE revelam que o mercado emissor que mais cresceu no primeiro trimestre foi Espanha, com um aumento de 50% no número de dormidas de turistas espanhóis em hotéis portugueses. O segundo maior crescimento veio dos turistas irlandeses (35,3%), seguidos dos norte-americanos (29,2%) e italianos (25,2%).

A procura de espanhóis por Portugal foi especialmente acentuada em março, o que o INE explica com as férias da Páscoa, um momento em que muitas famílias espanholas aproveitam para viajar a Portugal.

Já o turismo nacional em Portugal teve no primeiro trimestre um crescimento de 13,6% comparativamente com igual período de 2015.

Segundo o INE, ao longo do primeiro trimestre os hotéis portugueses geraram receitas de 394 milhões de euros, mais 19,7% do que no ano passado. Só em março os proveitos ascenderam a 170,6 milhões de euros, com um crescimento de 22,5% em termos homólogos.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription