Lisboa - A região centro de Portugal atrai um número cada vez maior de turistas, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As estatísticas relativas a 2015 mostram aumento do número de visitantes, da taxa de ocupação dos hotéis e dos lucros dos operadores turísticos.

O número de dormidas nos hotéis situados na região centro de Portugal ultrapassou, o ano passado, de janeiro a outubro, pela primeira vez os quatro milhões,  o que corresponde a um aumento de quase 11 por cento em relação a igual período de 2014.

O número de hóspedes totais na região, nacionais e estrangeiros, aumentou 14,10 por cento e os proveitos dos operadores turísticos aumentaram 16,20 por cento. Também o número de turistas atendidos nos postos de turismo aumentou 23,28 por cento, com o posto de Turismo de Aveiro a registar uma subida recorde de mais de 42 por cento.

"2015 foi um ano economicamente muito positivo. A Turismo Centro Portugal e a Região Centro cresceram em todos os indicadores. Nas dormidas, na taxa de ocupação, nos proveitos, o que veio consolidar aquilo que nós próprios trabalhámos", disse o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, citado pela agência Lusa.

Pedro Machado associa o aumento do fluxo turístico para a região às campanhas de promoção lançadas em diversos suportes, que envolveram uma presença mais forte nos meios de comunicação social, nacionais e estrangeiros.

"O mercado interno voltou a crescer e houve uma aposta forte também no mercado externo, em particular dos nossos mercados principais, o mercado espanhol e o mercado francês, e um acréscimo muito significativo do mercado brasileiro. Em comparação com 2014, estamos a falar em taxas de crescimento de dois dígitos, superiores em 14% no período homólogo de 2014 com 2015, uma tendência que continua neste momento a registar-se e que esperamos que se mantenha em 2016", disse Pedro Machado à Lusa.

Reserve já

motor reservas

Newsletter

introduza os seus dados de registo| enter your registration data| entrez vos données d'inscription